quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013


As novas tecnologias vieram alterar rotinas e, como qualquer novidade, trouxeram consigo um emaranhado de contradições.

À parte todos os “malefícios” sobejamente explorados, todas as janelas deste novo mundo têm dois lados. Hoje ocorre-me espreitar para o lado positivo…

Vivemos numa era “googlizada”! Este é, segundo os atentos à matéria, o motor de busca mais usado em toda a parte e, por conseguinte, é raro o dia em que não “googlemos”… E será isso negativo? !
Pois, tudo o que gera energia precisa dos dois polos ;)
É de louvar a iniciativa do doodle (logo) do Google que, sistematicamente, vai refrescando a memória coletiva, assinalando efemérides, destacando personalidades, eventos, marcos históricos… enfim, contribuindo para a (in)formação coletiva.
Hoje coube a vez a Mary Leakey, arqueóloga britânica, tendo sido homenageada no seu 100º aniversário.
Mary Leakey (1913-1996) descobriu em 1948 o proconsul africanus,  primeiro fóssil de um primata extinto, que é tido como ancestral dos humanos.

Para além de despertar a nossa atenção pelo lado visual que o logo da Google assume, o doodle remete ainda os mais curiosos para a descoberta de informações através de um elenco de páginas associadas ao assunto.

Em suma, apesar de “ser do contra” estar na moda, devemos ser tão moderados a gerir/filtrar o uso das tecnologias, como também a ajuizá-las e a rotulá-las de “bichos papões”.

Sem comentários:

Enviar um comentário